sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mais sobre hamster sírio³ - Ficha técnica

HAMSTER SÍRIO(Mesocricetus auratus)


Origem: Síria (Oriente Médio).
Tamanho: 15 a 20 cm, pesando até 140 g.
Hábitos: vespertino-noturnos.
Manutenção: gaiolas com badeja plástica e espaçamento pequeno entre as barras de arame. Usar serragem ou outro substrato próprio para forrar o fundo da gaiola. Evitar luz solar direta e locais com correntes de ar. A gaiola deve possuir acessórios, como rodinhas e casinhas. Fornecer sempre comida e água limpa em bebedouro tipo mamadeira. 

Reprodução: período de gestação em torno de 18 dias, com média de 8 filhotes.
Coloração: existe uma ampla variedade de cores que vão do branco ao marrom escuro, em três tipos de pelagem.
Manuseio: aceitam bem se tratados com delicadeza.
Compatibilidade: não devem ser mantidos com outros exemplares após os 2 meses de idade.
Alimentação: Os alimentos devem ser mantidos na gaiola durante todo o dia e especialmente à noite.
Seu nome deriva da palavra alemã "hamstern", que significa apropriar-se, apossar-se de alguma coisa, uma provável referência ao hábito de guardar alimentos em duas bolsas faciais (bochechas) para transferi-los e armazená-los. Segundo a bióloga e pesquisadora do Instituto Butantã, Ubimara Pereira Rodrigues, o Hamster é super dócil quando tratado como animal de estimação. Ela diz que se o dono nunca o tocou e, depois do bicho adulto, ele resolve pega-lo, o roedor pode responder com agressividade. Por outro lado, o Hamster deve ser sempre vigiado quando esta fora da gaiola, porque pode se esconder na residência e fica difícil encontrá-lo. Como roedores, não exigem vacinação. Tampouco necessitam de um cuidado veterinário específico. Mesmo assim não costumam transmitir doenças. "É mais fácil contraírem doença do dono", diz a bióloga. O único cuidado é evitar sua mordida que costuma ser dolorida, embora não traga conseqüências. Caso aconteça, o local deve ser tratado normalmente, como qualquer feridinha. Devem ser mantidos em gaiolas resistentes, pois podem roer materiais como papelão. É aconselhável forrar suas "casas" com raspas de madeira (pinus é o ideal), para que absorvam a urina e troca-los a cada dois dias. Para quem cria macho e fêmea, um aviso: o animal tem um cio curto e freqüente, embora a vida reprodutiva da fêmea dure poucos meses. Bem tratado, o Hamster pode viver até três anos.




hamster sírio

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mais sobre hamster sírio² - Tipos de pelagens

Há cinco tipos de pelagens diferentes no Hamster Sirio - Pelo Curto (normal), o Longo Peludo, o Rex o Acetinado e o Calvo (disponível nos E.U.A. e U.K.).


Pelo Curto
Esta é a pelagem normal do Hamster Sírio selvagem e a pelagem é curta por toda parte.

Pelo Longo
Hamsters Pelo Longo fêmea têm um pelo mais longo que o Pelo Curto normal e podem ter topetes ao redor dele. Porém é o macho hamsters Pelo Longo que tem a verdadeira pelagem longa. Eles podem ter topetes longos ao redor dos quadris, uma saia longa ao redor da parte inferior do corpo deles, ou uma pelagem longa e espessa por toda parte.

Rex
Este gene faz a pelagem ficar ondulada e o pelo erguido e um Rex Pelo Curtoé aparece com uma pelagem aveludada ao tato. O Rex Pelo Longo (particularmente os machos) podem ter um olhar ligeiramente desprezível. Hamsters Rex também têm pelos ondulados com uma " aparência de frisado".


Acetinado ou cetin
O gene Acetinado dá para à pelagem um aparência brilhante, por isso às vezes é muito difícil de ver em um Branco, Zibelina ou um Hamster Preto.

CalvoEste gene causa no hamster o não aparecimento de nenhum pelo embora tenha alguns pelos ondulados

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mais sobre hamster sírio¹ - Tipos de cores

Oi gente, hoje resolvi fazer uma postagem sobre hamster sírio, porque eu estava revendo as postagens antigas do blog e a que é sobre esse hamster tem pouca informação.
Essa postagem vai ter mais partes.

DouradoA cor original do hamster. O hamster tem uma pelagem marrom, com tons cinzento escuro, barriga de marfim, manchas pretas nas faces, olhos pretos e orelhas cinzentas.
CanelaO Hamster Canela tem uma pelagem de gengibre com uma cor secundária azulada, barriga de marfim, manchas marrons nas faces, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
FerrugemO hamster Ferrugem tem uma pelagem marrom gengibre com cor secundária cinzenta, barriga de marfim, manchas marrons nas faces, olhos pretos e orelhas cinzentas.

Cinza Escuro
O Hamster Cinzento Escuro tem uma pelagem cinzenta com uma cor secundára cinzenta escura, barriga de marfim, manchas pretas nas faces, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Luminoso CinzentoO Hamster Cinzento Luminoso tem uma pelagem cinzenta clara com uma cor secundária cinzenta escura, barriga de marfim, manchas nas faces cinzento escuro, olhos pretos e orelhas cinzentas. É facilmente distinguido do Escuro Cinzento pela aparência cremosa de sua face e focinho.
Prata CinzentoO Prata Cinzento tem uma pelagem cinzenta prateada com uma cor secundária cinzenta, manchas nas faces cinzentas, olhos pretos e orelhas cinzentas escuras.
AmareloO Hamster Amarelo tem uma pelagem amarela com uma cor secundária cremosa e a pelagem é ondulada com pelos pretos. Tem uma barriga de marfim, manchas nas faces pretas, olhos pretos e orelhas cinzentas.
Creme de olhos pretosO Creme de Olhos Pretos tem uma pelagem de creme arenosa, olhos pretos e orelhas cinzentas escuras .
Branco de Orelhas EscurasO Branco de Orelhas Escuras tem uma pelagem branca pura, olhos vermelhos e orelhas cinzentas escuras.

PretoO Preto tem uma pelagem na cor preta (embora alguns têm um tom marrom ou azul), olhos e orelhas pretos.
- Combinando os genes mutantes acima outras cores podem ser obtidas as cores listadas abaixo . Estas cores nunca acontecem na primeira geração do acasalamento mas acontecem na segunda geração.

LoiroO Loiro é produzido pela combinação de Cinzento Luminoso e Canela. O loiro tem uma pelagem loira com cor secundária cinzenta, barriga de marfim, manchas na face marrons, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.

MelO Mel é produzido pela combinação de Amarelo e Canela. O Mel tem uma cor de mel com uma cor secundária cremosa, barriga de marfim, manchas nas faces de gengibre, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.

LilásO Lilás é produzido pela combinação do Cinzento Escuro e Canela. O Lilás tem uma pelagem de lilás/cinza com cor secundária cinzenta pálida, barriga de marfim, manchas nas faces cinzentas, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Pérola FumêO Pérola Fumê é produzida pela combinação do Cinzento Escuro e Amarelo. O Pérola Fumê tem uma pelagem cinzenta cremosa com fios pretos e nenhuma cor secundária, barriga de marfim, manchas nas faces pretas, olhos pretos e orelhas cinzentas.
ZibelinaO Zibelina era, até recentemente, considerado o hamster preto embora não seja um verdadeiro preto. O Zibelina é uma combinação do gene de Umbrous com Creme de Olhos Pretos. O Zibelina tem uma pelagem preta com uma cor secundária creme, e tem creme ao redor dos olhos, olhos pretos e orelhas cinzentas escuras. O Zibelina, embora preto quando jovem, tende a ficar marrom escuro ou cinzento escuro quando envelhece.
CobreO Cobre é uma combinação de Zibelina, Canela e Ferrugem e tem uma pelagem de cobre sem cor secundária, olhos vermelhos e orelhas de marrom acincentado luminoso.
Creme de Olhos vermelhosA Creme de Olhos Vermelhos é produzida por uma combinação do Creme de Olhos Pretos e Canela e tem uma pelagem de creme aveludado, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Marfim de Olhos PretosO Marfim de Olhos Pretos é produzido por uma combinação de Creme de Olhos Pretos com qualquer CinzentoLuminoso, Cinzento Escuro ou Prata Cinzento. O Marfim tem uma pelagem de marfim, olhos pretos e orelhas cinzentas. Os matizes para o cor de marfim variam e dependem de qual Cinzento foi usado para criar o Marfim: o Cinzento Luminoso tem um matiz de creme, o Cinzento Escuro um matiz cinzento e o Prata Cinzento um matiz rosa.
Marfim de Olhos VermelhosO Marfim de Olhos Vermelho é produzido por uma combinação de Creme de Olhos Vermelhos com qualquer Cinzento Luminoso, Cinzento Escuro ou Prata Cinzento. O Marfim tem uma pelagem de marfim, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Branco de Orelhas CarneO Branco de Orelhas de Carne é produzido combinando Branco de Orelhas Escuras com Canela e tem uma pelagem branco, pura olhos vermelhos e orelhas de carne.
Chocolate (Zibelina)O Chocolate (Zibelina) é produzido combinando Zibelina e Ferrugem e tem uma cor de chocolate ao leite, olhos pretos e orelhas cinzentas.
MinkO Mink é produzido combinando Zibelina com Canela e tem uma pelagem marrom, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Mink AzulO Mink Azul é produzido combinando Mink com Lilás e tem uma pelagem marrom com um tom purpúreo, olhos vermelhos e orelhas de cor de carne.
Concha de TartarugaO Concha de Tartaruga é produzido combinando Amarelo com Dourado e todos os hamsters Concha de Tartaruga são fêmeas. O Concha de tartaruga é Dourado com manchas de amarelo na pelagem. É possível produzir Concha de Tartaruga de outras cores, um Concha de Tartaruga Cinzento Escuro e Concha de Tartaruga combinados com um padrão branco produzem um animal tri-colorido.
Chocolate (Preto)O Chocolate (Preto) é produzido combinando o Preto com Ferrugem e tem uma pelagem de chocolate escuro, olhos pretos e orelhas cinzentas.

PombaO Pomba é produzido combinando o Preto com Canela e tem uma pelagem de cor marrom de pomba, olhos vermelhos e orelhas de carne.

- Outros padrões de Hamster Sírio. Há três genes padrão no Hamster Sírio:
UnidoO Hamster Unido tem uma faixa de branco ao redor do meio da parte de trás. Esta faixa às vezes pode estar incompleta ou pode conter manchas de outra cor. A barriga de um Hamster Unido é branca.
Mancha dominanteO Hamster Mancha Dominante é um hamster branco com mancha colorida, embora às vezes há tantas manchas de cor que não restam muitos brancos. A barriga de um hamster de Mancha Dominante é branca.
RoanO Hamster Roan é um hamster branco com fios de outas cores misturadas. Às vezes esta mistura é tão intensa que não resta branco. O mesmo gene também pode produzir um " Hamster Bellied Branco" onde o Hamster Branco Puro de barriga branca se torna Dourado. Os Hamsters Roan e Bellied Branco são produzidos pelo gene de Anophthalmic e não devem ser criados dois hamsters juntos que contêm este gene porque isto pode produzir crias de olhos brancos.
- Todos os padrões acima quando combinados com uma cor que tem orelhas cinzentas pode resultar em um animal com orelhas malhadas . Podem ser combinados padrões ex: um hamster de Mancha Dominante Atado.

Tirado de: Diário de Kiki

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Receitas

Gente, achei umas receitas muito legais de petiscos para seu hamster.
Tirei do blog Hamster's World, porque estou totalmente sem ideias do que postar.
Bom, vamos as receitas:

Bolinho Ham Ham

Ingredientes:
  • 1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres de leite desnatado
  • 1 ovo de codorna (pode ser ovo de galinha, mas coloque só um pouquinho)
  • 1 pedaço de fruta (po ser banana, maçã, pera ou uva)
 Modo de preparo:
  • Amacea fruta até virar uma papinha
  • Misture todos os ingredientes em um copo
  • Junte com a fruta
  • Para assar, use uma forma de enpada pequena, coloque a massa na formiha untada e asse por 20 mim.
  • Espere esfriar e sirva um pedaço para o hamster.  
 Biscoito Roe Dente

Ingredientes:
  • Uma colher (sopa) de flocos de milho
  • Uma colher (sopa) de arroz meio cozido
  • Onze colheres (sopa) de farinha de rosca ou de farinha de bolacha
  • Uma colher (sopa de macarrão cru picado
  • Uma colher (sopa) de leite em pó (opicional)
  • Um quarto de colher (chá) de fermento
  • Mel (opicional)
  • Meio copo de leite
Preparo:
  • Misture tudo até criar uma massa homogênea
  • Faça bolinhas
  • Ponha em ua assadeira
  • Deixeno forno médio até dourar (ficar meio alaranjado)
  • Retire do forno, espere esfriar
 Tostinhes "Paixão Por Hamsters"

Ingredientes:
  • 2 Biscoitos de cão
  • Manteiga de amendoim ou mel
  • Ração de hamster
  • Queijo ralado
  • Leite desnatado (um pouco só)
  • Cereais de mel
Preparo:
  • Triture os biscoitos do cão e os cerais
  • Misture tudo numa tacinha
  • Leve 5 minutos ao forno a 120°
  • Deixe esfriar e sirva ao hamster

sábado, 10 de setembro de 2011

Centésima postagem!

Oi gente!
Essa é a nossa 100° postagem, e para comemorar nada melhor que uma notícia maravilhosa!
A Sophie está completamente curada!
Os machucados já sararam, ela está tão animada quanto era filhote. Isso me deixa muito feliz!
Ela está novamente roendo grades para poder sair para passear e entra na hamster ball por vontrade própria de novo. Andando na ham ball, dando cambalhota... Tão fofa!
Minha linda, que bom que você sarou! Fiquei até com saudade de quando você fazia suas bagunças, de noite. Lembro que na primeira noite aqui em casa, ela fez uma barulhada na rodinha e meu pai pegou a gaiola do meu quarto e colocou na sala. Mas não adiantou nada, o barulho continuou. Ele pegou ela de novo e levou pra penteadeira onde tem uma porta e meus pais conseguiram dormir. Eu simplismente eu não ouvi nada.

Tenho que ir agora, até!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sophie melhorando

Gente a Sophie realmente está melhorando.
Ela está voltando ao normal, está animada de novo. Toda feliz roendo grades, comendo, rodando, bebendo, passeando, caindo da escada...
É muito bom ver minha ham tão bem.
Já me peguei pensando o que eu faria quando ela se for. Como eu ia me sentir, como eu ia ficar, o que eu ia fazer nas horas vagas, quam eu ia chamar para me fazer compania quando eu estou vendo TV, quando eu estou no computador...
Mas não é hora de pensar em coisas tristes, a Sophie está quase 100% curada e isso é mais que bom.
No próximo sábado eu vou levar ela pela última vez na vet para tomar o remédio.
Tomare que ela sare logo logo!

sábado, 3 de setembro de 2011

Sophie novamente no veterinário

Hoje eu levei a Sophie no vet de novo para tomar mais uma gota do remédio.
O veterinário falou que ela está melhorando o machucado que está de baixo do braço não está mais sangrando.
Só que ela coçou muito as costas e está todo cheia de machucados.
Perguntei para o veterinário o que eu posso fazer para melhorar os machucados das costas. Ele falou pra passar o pó de banho a seco todos os dias. Mas eu acho que não adianta nada. Pois eu já passo e da na mesma.
Vou tentar né?
A tela na gaiola vai ter que continuar por um bom tempo. As veses fico pensando se ela gosta, pois essa tela impede que ela faça seu ninho na serragem, vou colocar o dobro de papel higiênico para ela ficar mais quentinha e confortável.
Ela só tem que ir no vet mais uma vez para tomar o remédio (esqueci completamente o nome dele) depois vamos ver o que vai dar.
Tenho que ir agora. Até.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sophie piorando!

Gente a Sophie parece que ta piorando, ela ta muito caidinha, não quer sair pra passear e não escuto ela de noite, enquantado faz suas bagunças.
Uma vez acordei de madrugada mais ou menos as 3 da manhã, só pra ver ela.
Quando cheguei onde a Sophie fica, não a vi em lugar nenhum.
Eu pensei que ela poderia ter fugido. Chequei as duas portas que têm na gaiola e estavam todas fechadas. Chamei ela e nada, que é estranho, porque toda vez que eu a chamo, onde quer que ela esteja, no mínimo a Sophie vira cabecinha ou coloca o fucinho pra fora de onde ela está.
Depois de um tempo ela me ouviu e colocou o focinho pra fora da casinha.
Que susto! Eu não a vi por que ela estava muito escondida.  A Sophie só fica na casinha quando está muito frio, e estava numa temperatura agradavel naquele dia. O que será que aconteceu?
Ela também demorou muito pra escutar será que ela está com um poblema na orelha?
Fiquei pensando se não tinha aparecido um gato ali.
Olhei pelas janelas da casa e não vi nenhum rastro de gato. E a porta estava fechada. Ufa, pelo menos eu tenho certeza que não foi isso.
Sophie, ainda com 7 meses de idade.